domingo, 11 de março de 2012

POSSÍVEIS NORMAS DE CONVIVÊNCIA PARA 2012

Vamos discuti-las ?


Aprender a aprender

O conhecimento é hoje considerado como o “bem maior” para o ser humano.
A escola é um dos locais de construção do conhecimento e , portanto, é necessário que se mantenha um ambiente tranquilo e minimamente organizado durante as aulas, onde o bom senso e o respeito estejam presentes a todo o tempo.
É preciso aprender a ser estudante, aprender a conviver com outros estudantes e professores, aprender a fazer aquilo que é proposto com a melhor qualidade possível,
aprender a aprender.

Participação e Liberdade

A participação efetiva, o envolvimento e a responsabilidade são fatores indispensáveis neste processo.
Quaisquer atitudes não pertinentes ou conversas paralelas comprometem a dinâmica da aprendizagem.
A liberdade de expressão (expor dúvidas, opiniões ou sentimentos, argumentar com fundamentação e coerência) é direito do aluno e sempre se traduz em contribuição. O aluno deve fazer isso de modo que todos possam ouvir o que de importante ele tem a dizer a respeito do que está sendo abordado.
A liberdade é indispensável, mas só podemos cultivá-la demonstrando responsabilidade.


Posso sair?

Não é correto sair durante as aulas (a movimentação de um único aluno, desvia a atenção da sala toda, e se isso acontece a qualidade das aulas fica comprometida).
Sair da sala durante a aula não é um procedimento esperado para quem possui uma meta definida no que se refere ao conhecimento. Portanto, isso deve ocorrer somente em casos de real e extrema necessidade e mediante a permissão da professora.
Todo material necessário deverá estar com o ( a) aluno ( a) antes da aula começar.
As solicitações à secretaria, biblioteca, etc. devem ser feitas nos horários de intervalos ou fora do período de aulas.
Caso o aluno esteja com algum problema de saúde, deverá dirigir-se à coordenação.


Respeito

Respeite a professora, pois ela está trabalhando;
Faça silêncio, você e seus colegas precisam de ambiente propício ao bom aproveitamento escolar. Evite conversas mesmo sobre o assunto da aula, pois pode gerar desconforto para quem está assistindo a aula e para a professora ;
O aluno convidado a retirar-se da sala deve comparecer à coordenação do Curso
Não é permitido :
o uso de aparelho de som e telefone celular em sala de aula.
Ocupar-se, durante as atividades escolares, de qualquer outra atividade ou utilizar materiais e equipamentos  alheios  a elas;
Usar de fraudes durante a realização de avaliações, trabalhos e no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. A "cola" (comunicação com colegas) ou o porte da "cola", quando constatada, acarretará a anulação total ou parcial da prova

“COPYRIGHT, PROPRIEDADE INTELECTUAL E PRIVACIDADE”

“É proibido usar uma conexão com a INTER.NET para cometer ou ser cúmplice de atos de violação, logro, manipulação ou supressão do Copyright ('Direitos do Autor') ou da Propriedade Intelectual de qualquer terceiro, através da reprodução, cópia, distribuição ou disponibilização pública de qualquer material, sem a autorização do titular da mesma ou sem a devida autorização legal.”
Ou seja , não serão aceitos os trabalhos que consistirem em “cópias fiéis” de textos da Internet .
Faça bom uso desse recurso para pesquisas que favoreçam o seu raciocínio e não o substituam.

Atrasos

Não será admitido nenhum atraso além dos estabelecidos pelo Regimento Escolar;
Nas 1ª. , 4ª. , 6ª e 9ª aulas , a professora entrará na sala e, após o tempo suficiente para o trânsito , fechará a porta . A partir daí , a aula não deverá ser interrompida.
Como os alunos não devem sair da sala ( ficar na porta ou nos corredores), não será permitida a entrada com atraso nas 3ª. , 5ª. e 8ª aulas;
Somente em casos EXCEPCIONAIS , será admitida a entrada com atraso nas 2ª. e 7ª. aulas .
Nesses casos ( raros) , o ( a ) aluno( a ) deverá bater na porta ( educadamente , se estiver fechada), aguardar a autorização da professora,justificar-se e sentar-se no seu lugar , comprometendo o mínimo possível o andamento da aula


FALTAS EM DIAS DE PROVAS OU ENTREGA DE ATIVIDADES

Desde que a ausência seja justificada ( por escrito , na aula em que retornar) ,será dada uma nova oportunidade na data marcada para que os alunos com nota insuficiente ( na mesma avaliação) realizem a recuperação.
Tais situações não devem se tornar habituais. A partir da terceira falta nos dias mencionados , a justificativa deverá ser feita pelos responsáveis pelo(a) aluno(a)

NOTA DE PARTICIPAÇÃO

Haverá uma ficha de controle de participação
Toda intervenção positiva ( responder corretamente exercícios,ou questionamentos durante as aulas, sugestões adequadas, informações interessantes e pertinentes etc.) será pontuada;
Não fazer atividades ou não responder questionamentos implicará em pontuação negativa;
Como o importante e tentar fazer, quando as respostas não estiverem corretas , não serão pontuadas ( nem negativa, nem positivamente , é claro!)

VALOR DA PARTICIPAÇÃO

Sua participação é valiosa .Pergunte sempre que tiver dúvidas e responda quando for questionado .
Como já foi dito . SÓ SE PERDE QUANDO NÃO SE “FAZ”
A nota de participação será computada no final de cada semestre :
10 pontos positivos = MB
6 a 9 pontos positivos = B
0 a 5 pontos positivos = R
se restarem pontos negativos = I

AVALIAÇÕES ( I)

PROVA OBJETIVA (Teste)
Verdadeiro ou Falso ( duas respostas erradas anulam uma certa)
Múltipla escolha ( não haverá anulação)

PROVA DISSERTATIVA
Individuais
Individuais e em grupo ( duas notas)
grupos com 4 participantes
provas com 4 questões

cada participante responde sua questão ( ordem numérica) em rascunho
todos do grupo devem ler e ajudar os colegas
após a colaboração dos colegas , cada um deve passar a limpo ( a caneta) sua resposta ,conforme orientação da professora

AVALIAÇÕES ( II)

CADERNO
Deverão ser registrados de forma organizada e cronológica
( colocar data) toda teoria dada pela professora , exercícios respondidos de maneira completa, produções de textos, pesquisas , anotações que auxiliem o estudo etc.)
A professora orientará sobre as atividades que deverão ser entregues e as que serão feitas no caderno.
Os cadernos serão vistados para nota semestralmente ou a qualquer momento ( participação) ; portanto , mantenha-o atualizado

AVALIAÇÕES ( III)

LEITURAS
Será solicitada a leitura na íntegra ( não servem resumos ) e a análise ( será dada a orientação ) de quatro obras literárias correspondentes aos conteúdos trabalhados.
Trabalho individual escrito ( no caderno)
Prova ( teste ou dissertativa)
Obs.: Só realizarão a prova se apresentarem o trabalho escrito

AVALIAÇÕES ( IV) ( ?) (Como era feito até o ano passado)

PROJETO SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA
Será avaliado em quatro etapas :
Pesquisa - 1º. Bimestre
Seleção e análise – 2º. Bimestre
Roteiro - 3º. Bimestre
Produção de vídeo – 4º. Bimestre
Demais orientações serão dadas no momento apropriado.
Contudo é importante que fique claro que esta atividade terá peso anual superior às demais e que não haverá promoção na disciplina se o trabalho final não for realizado a contento.

SEGUE NOVA PROPOSTA:

A título de experiência, uma nova proposta para o Projeto “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA”.

JUSTIFICATIVA:

Considerando :
que as turmas do Ensino Técnico Integrado ao Médio dispõem de “menos” tempo para atividades extraclasse;
que o trabalho em questão facilita o desenvolvimento de várias competências, habilidades e valores;
que as turmas anteriores consideram injusto os novos alunos não participarem do projeto,

Resolvemos:

Divisão em etapas;
Tanto quanto possível, as atividades serão desenvolvidas na escola;
A turma inteira estará envolvida em cada fase, organizando-se de maneira que todos experimentem as diversas funções necessárias;
Os alunos deverão apresentar um subprojeto completo para cada fase.


ETAPAS


Cada turma deverá produzir os seguintes vídeos:
TROVADORISMO
HUMANISMO
CLASSICISMO
LITERATURA DE INFORMAÇÃO E JESUÍTICA
BARROCO EM PORTUGAL E NO BRASIL
ARCADISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL

AVALIAÇÃO DE CADA ETAPA:

Pesquisa
Seleção e Análise
Roteiro
Produção do vídeo
Serão utilizados os critérios gerais de avaliação
Como etapa final, os vídeos deverão ser reunidos como produção final da turma.


ALERTA!

Será cobrada a participação responsável de cada aluno em cada etapa;
O não envolvimento no(s) trabalho(s) coletivo(s) acarretará a obrigatoriedade do(s) mesmo (s) trabalho(s) feito(s) individualmente.
Não haverá promoção no componente curricular se todas as etapas não forem realizadas adequadamente.


CRITÉRIOS GERAIS PARA AVALIAÇÕES

1.CLAREZA DAS IDEIAS
2.COERÊNCIA E COESÃO
3.RELACIONAMENTO DE IDEIAS
4. RELACIONAMENTO DE CONCEITOS
5. PERTINÊNCIA DAS INFORMAÇÕES
6.ARGUMENTAÇÃO CONSISTENTE
7.INTERLOCUÇÃO : ouvir e ser ouvido
8. INTERATIVIDADE, COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO
9. OBJETIVIDADE
10.ORGANIZAÇÃO
11.ATENDIMENTO ÀS NORMAS
12. CUMPRIMENTO DE TAREFAS
13.PONTUALIDADE CUMPRIR PRAZOS
14.POSTURA ADEQUADA.ÉTICA E CIDADÃ
15.CRIATIVIDADE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
16.ATENDIMENTO ÀS NORMAS GRAMATICAIS

OUTRAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (I)

Nenhuma atividade ( provas , trabalhos ou produções de textos ) deverá ser entregue escrita a lápis ou sem nome , número , série e data
Quando possível , digitar os trabalhos
Os exercícios e atividades pedidos durante uma semana só serão cobrados na primeira aula da semana seguinte
( Haverá sempre o intervalo de um final de semana para que não haja desculpas )
Quando for dado tempo para a atividade ser realizada em sala de aula , poderá ser corrigida em seguida.
A professora procurará corrigir provas e trabalhos com a maior brevidade possível ( Não será necessário perguntar : JÁ CORRIGIU?)
Após a correção , as avaliações serão entregues , as dúvidas serão esclarecidas e os alunos deverão assinar e datar (confirmando que tomaram ciência do resultado) e devolver para a professora
( chamada numérica)


OUTRAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (II)

Atenção para as atividades dissertativas. Queremos saber o que você pensa ( Conteúdo) e como expressa o que pensa ( Forma). Então , serão avaliados :
- Forma : - legibilidade
- organização
- limpeza
- grafia
-acentuação
- pontuação
- concordância
- Conteúdo: - clareza
- coesão
- coerência
As idéias deverão ser desenvolvidas e expostas de maneira completa (começo, meio e fim) , mantendo-se dentro do “tema” proposto

OUTRAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES (III)

Só será atribuído conceito “ I ”quando a atividade proposta não for realizada.
- As tarefas não apresentadas na data marcada receberão conceito “ I” , serão cobradas nas semanas seguintes e receberão outros conceitos “I” até serem apresentadas.
- As tarefas realizadas inadequadamente serão devolvidas para serem refeitas.
Qualquer dúvida deverá ser perguntada para a professora . Não será aceita a desculpa de que outra pessoa forneceu informação diferente .

LIVRO DIDÁTICO

Como todo material necessário para as aulas deve estar com o (a) aluno(a) , não será permitida a saída para pegar o livro.
Será experimentada a técnica do estudo dirigido, que permanecerá se houver bom rendimento e colaboração dos alunos
É importante lembrar que o livro deverá ser bem cuidado e devolvido no final do ano ( será avaliado o estado de conservação do livro)

OUTROS MATERIAIS

Sempre com antecedência necessária, a professora solicitará aos alunos que tragam materiais de fácil acesso, como:
Jornais,
Revistas;
Vídeos;
Textos da internet

Blog

http://linguaetim.blogspot.com

Tentarei, sempre que possível , postar o que for mais importante para o curso.
Visitem quando for recomendado e quando quiserem.

Concordam?

Esta proposta poderá ser modificada se, após discussão com os alunos , for constatada a necessidade de acréscimos , alterações ou exclusões de itens .
As omissões que vierem a ser percebidas posteriormente deverão ser decididas em conversa com a professora .


Compromisso

Uma cópia deste documento ficará com a professora e será postado no blog já citado para consultas quando necessário.
Todos deverão tomar ciência e respeitar as normas por nós estabelecidas.

Lembrete final

Lembre-se de que quem quer e precisa que você estude é você mesmo (a) , não a professora ou a sua família. Embora , com certeza , queiramos muito nos sentir felizes com seu sucesso.

Posso ajudar ?



COMPETÊNCIAS,HABILIDADES,VALORES e ATITUDES

1. Competência: Compreender e usar a língua portuguesa como geradora de significação e integradora da percepção, organização e representação do mundo e da própria identidade
Habilidades
Utilizar códigos de linguagem científica, matemática, artística, literária, esportiva etc. pertinentes a diferentes contextos e situações.
Utilizar a representação simbólica como forma de expressão de sentidos, emoções, conhecimentos, experiências etc.
Descrever, narrar, relatar, expressar sentimentos, formular dúvidas, questionar, problematizar, argumentar, apresentar soluções, conclusões etc.
Elaborar e/ou fazer uso de textos (escritos, orais, iconográficos) pertinentes a diferentes instrumentos e meios de informação e formas de expressão, tais como jornais, quadrinhos, charges, murais, cartazes, dramatizações, home page, poemas, monografias, cartas, ofícios, abaixo-assinados, propaganda, expressão corporal, jogos, música etc.
Identificar e/ou utilizar fontes e documentos pertinentes à obtenção de informações desejadas.
 
Valores e Atitudes
 
Reconhecimento da importância da comunicação nas relações interpessoais.
Valorização das possibilidades de descobrir-se a si mesmo a ao mundo através das manifestações da língua pátria.
Interesse e responsabilidade em informar e em se comunicar de forma clara e íntegra..
 


2.Competência: Entender os princípios das tecnologias de planejamento, organização, gestão e trabalho de equipe para conhecimento do indivíduo, da sociedade, da cultura e dos problemas que se deseja resolver.

Habilidades

Associar-se a outros interessados em atingir os mesmos objetivos.
Dividir tarefas e compartilhar conhecimentos e responsabilidades.
Identificar, localizar, selecionar, alocar, organizar recursos humanos e materiais.
Selecionar metodologias e instrumentos de organização de eventos.
Elaborar e acompanhar cronograma.
 
Valores e Atitudes
 
Respeito pela individualidade dos companheiros de equipe.
Cooperação e solidariedade na convivência com os membros do grupo.
Valorização dos hábitos de organização, planejamento e avaliação.
Socialização de conhecimentos e compartilhamento de experiências.
Respeito às normas estabelecidas pelo grupo.
 

3. Competência: Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, segundo os seguintes aspectos: natureza; função; organização; estrutura; condições de produção e de recepção

Habilidades

 
Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar.
Localizar historicamente e geograficamente os textos analisados e os fatos, objetos e personagens que deles constam conforme cronologia, periodização e referenciais espaciais pertinentes.
Identificar as funções da linguagem e as marcas de variantes linguísticas, de registro ou de estilo.
Situar as diversas produções da cultura em seus contextos culturais.
Explorar as relações entre linguagem coloquial e formal.
Utilizar tabelas classificatórias e critérios organizacionais.
Decodificar símbolos, fórmulas, expressões, reações etc.
 
 
Valores e Atitudes
 
Apreço pela pesquisa e pelo conhecimento.
Interesse em conhecer a realidade

4.Competência: Entender as tecnologias da informação e comunicação como meios ou instrumentos que possibilitem a construção de conhecimentos.

Habilidades

Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar.
Utilizar os meios de comunicação como objetos e campos de pesquisa.
Utilizar os produtos veiculados pelos meios de comunicação como fontes de dados, campos de pesquisa e como agentes difusores de temas da atualidade para reflexão e problematização.
 
Valores e Atitudes
 
Receptividade à inovação.
Criticidade diante dos meios de comunicação.
Critério na escolha e utilização de produtos oferecidos pelos meios de comunicação e informação


Conteúdos e atividades a serem trabalhados


BASES TECNOLÓGICAS, CONFORME PLANO DE CURSO, A SEREM MINISTRADAS PELO DOCENTE

1.Conceito de arte e literatura
2.Leitura de imagem
2.Origens da literatura e dos gêneros literários
4.Literatura e engajamento ( cidadania)
5.Linguagem e comunicação
6.Linguagem verbal e não-verbal
7.Discurso
8.Língua falada e língua escrita
9.Cidadania e inclusão
10.Produção de texto: cartaz de divulgação
11.Poesia e poema
12.Versificação
13.Fonética
14.Produção de texto: poema
15.Estrutura narrativa
16.Movimentos literários e estilo individual
17.Estudo das literaturas de língua portuguesa
18.História das literaturas africanas de língua portuguesa
19.Intertextualidade
20.Trovadorismo
21.Variedades linguísticas
22.Produção de texto: texto teatral
23.Humanismo
24.Renascimento em Portugal
25.Classicismo: Camões lírico e épico
26.Conotação e denotação ( sentido literal e figurado)
27.Produção de texto : crônica
28.Literatura de informação e jesuítica
29.Origem e desenvolvimento da língua portuguesa no Brasil
30.Produção de texto: relatório
31.Barroco em Portugal e no Brasil
32.Arcadismo em Portugal e no Brasil
33.Figuras de linguagem
34.Produção de texto: artigo de opinião
35.Painel – Projeto de encerramento


E agora ?

Vamos trabalhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário